7 Motivos para incluir a lã na sua produção

Ela está presente na proteção do homem desde o início dos tempos. Faz desde casacos a tendas, de cachecóis à tapetes.

A lã é um material versártl, e que nos últimos tempos ganhou força. Depois de ser substituída pelos sintéticos nos anos 80, o material hoje tem novas formas de tratamento.

Esses novos olhares apresentam uma produção mais consciente — e bonita.

1. As fibras sintéticas usadas no lugar da lã são derivadas do petróleo, um grande poluente.

2. Uma peça de lã pode durar dez anos ou mais. Isso diminui o descarte e torna o ciclo dessa peça sustentável.

3. Muitas marcas e produtores que utilizam a lã defendem a sustentabilidade do seu processo produtivo, já que para se obter a lã não é necessário sacrificar o animal. A marca inglesa Izzy Lane é um exemplo: a sua criadora, Isobel Davies, salvou carneiros que seriam abatidos e transformou a criação (eles são tratados como animais de estimação) na matéria-prima .

 

mood (1)

 

4. Além disso, quando feita de maneira artesanal, ela não leva nenhum produto químico ou tingimento.

5. A lã é um tecido que respira. Isso faz dela uma matéria prima perfeita para climas quentes e frios. Ela funciona com um “tampão”, estabilizando a troca de calor. Em temperaturas altas, ela mantém a temperatura do corpo em média 5 a 8 graus mais baixa em comparação a tecidos sintéticos expostos ao sol. Ah, e de quebra ela ainda protege contra os raios UV.

5. Ela pode ser usada em diversas formas: bruta, lavada, cardada, fiada ou feltrada.

6. Há alguns anos, a lã branca era a mais comum na produção. Hoje as lãs de ovinos pigmentados são bem aceitas. Aqui no Brasil, os pelegos pretos muitas vezes são comercializados por valores superiores ao animal vivo.

7. Para quem se preocupa com uma produção sustentável, já existe a lã ecológica. Ao contrário dos métodos convencionais, nesta não se utiliza o cloro para clareamento da lã das ovelhas, e todo tingimento é feito com plantas ao invés de corantes sintéticos. Isso evita a contaminação dos lençóis freáticos.

VER TODOS OS POSTS

POSTS RELACIONADOS