A moda enquanto extensão da voz

O que lembramos quando falamos em Zuzu Angel? Da estilista que lutou pelo paradeiro de seu filho? Do ativismo de alguém que, talvez por acaso, trabalhava com moda?

Zuzu, na verdade, é uma lição: a chance de marcar a história através da moda. No lugar de simplesmente justapor criação e política, o que a estilista fez foi usar o design como ferramenta de seu discurso.

Nascida no interior de Minas Gerais, Zuleika demoraria vinte antes para atingir um público de massa. Começou trabalhando como costureira nos anos 1950, mas somente em 1970 fixou-se em Ipanema com uma loja própria. Visualmente, suas produções eram marcadas pela mistura de tecidos, cores tropicais e a utilização de pedrarias, além de uma forte influência da Semana de Arte Moderna de 1922, como pontua Ronaldo Fraga em entrevista ao IBB.

 

interna_4

 

O início dessa década marca um agridoce destino: o renome internacional coincide com o desaparecimento do filho Stuart, torturado e morto pela ditadura militar por ser membro do grupo de resistência MR-8.

 

“A passarela como um lugar de protesto”

A busca pelo filho tomou proporções internacionais, inspirando um desfile-protesto em Nova York, em 1971, o qual contava com figuras provocativas de meninos presos, tanques e anjos amordaçados. Em entrevista para o jornal O Globo, João Braga, professor de História da Moda e História da Arte na FAAP, relata: “No Brasil, com certeza, nunca ninguém havia feito isso. Dentro de um conceito contemporâneo de moda no cenário internacional, desconheço alguém que tenha tornado, antes de Zuzu, a passarela como um lugar de protesto.”

 

interna_1

 

Em 1975,  Zuzu disse em entrevista ao New York Times que pensava a moda enquanto um meio de comunicação. Meses depois, em abril de 1976, perde a vida em um acidente de carro. Mesmo assim, os poucos anos de sua luta reverberaram uma voz que até hoje não se calou, marcando definitivamente a moda. E prova que através da criação, há a possibilidade de mudar o rumo da história.

VER TODOS OS POSTS

POSTS RELACIONADOS