Adidas aumenta iniciativas de sustentabilidade com novo compromisso de reciclagem

Adidas aumenta iniciativas de sustentabilidade com novo compromisso de reciclagem 04Fev
Sustentabilidade

A empresa de artigos desportivos está a redobrar o seu compromisso de incorporar materiais reciclados nos seus produtos.

 

De acordo com a empresa de artigos desportivos, a Adidas produziu mais de cinco milhões de pares de calçado com resíduos de plástico reciclado em 2018, e agora planeia redobrar esse número em 2019.

 

Esta iniciativa será reforçada pela parceria da empresa com a organização ambiental e rede de colaboração global Parley for the Oceans, que trabalha para intercetar resíduos de plástico nas praias antes que estes alcancem os oceanos. O material é então reciclado e transformado num fio que "está a tornar-se um componente chave para o calçado Adidas", explicou a empresa em comunicado.

 

A Adidas também usa este material reciclado para produzir roupa, como a camisola da Champions League para o FC Bayern de Munique e a camisa do tenista alemão Alexander Zverev para o Australian Open.

 

Além de incorporar materiais reciclados nos seus produtos, a Adidas também está a impulsionar o seu ativismo ambiental nas suas instalações. "Continuamos a melhorar o nosso desempenho ambiental durante o fabrico dos nossos produtos", disse o membro do conselho executivo da Adidas Gil Steyaert, responsável pelas operações globais.

 

"Isso inclui o uso de materiais sustentáveis, a redução das emissões de CO2 e a prevenção de resíduos. Só em 2018, economizámos mais de 40 toneladas de resíduos plásticos nos nossos escritórios, lojas, armazéns e centros de distribuição em todo o mundo e substituímos por soluções mais sustentáveis."

 

A lista de iniciativas que impulsionam o compromisso da Adidas não termina por aí - a empresa também assinou a Climate Protection Charter for the Fashion Industry (Carta de Proteção Climática para a Indústria da Moda) na Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, na qual se compromete a reduzir em 30% as emissões de gases de efeito estufa até 2030 e usar somente poliéster reciclado em todos os produtos e aplicações até 2024.

 

Como se isso não bastasse para convencer os consumidores de que ativismo significa ação para a empresa, a Adidas também é membro fundador da Better Cotton Initiative, que engloba fontes que produzem apenas algodão de forma sustentável e que cessaram o uso sacos de plástico em lojas em 2016.

 

No entanto, a o plástico ainda é usado nas embalagens de transporte da Adidas, embora a empresa tenha doado 1,5 milhão de euros para a organização de moda sustentável Fashion for Good - um número supostamente equivalente ao custo do impacto ambiental da embalagem - como penitência.

 

Fonte: Fashion Network

Ligar

Diagnóstico