Afinal, o que é tendência?

O dicionário caracteriza tendência como “aquilo que leva alguém a seguir um determinado caminho ou a agir de certa forma; predisposição, propensão. Disposição natural; inclinação, vocação”. Quem trabalha com moda, no entanto, sabe que essa definição, na prática do mercado, vai além: envolve muito trabalho e pesquisa.

“Tendência é uma previsão, através de pesquisas, quanto ao uso de determinados tecidos, fios, cores, silhuetas, modelagens, estampas, shapes, volumes… São influências que os produtos recebem unidos aos valores de consumo”, explica a designer de produtos Thais Wendling. Segundo Thaís, é importante observar como hoje ela é influenciada por diversos fatores. Ou seja, foi-se o tempo em que apenas as grandes marcas ditavam ou não o que vai estar nas ruas. “A tendência, hoje, é uma soma de vários valores e desejos. Não existe somente uma pessoa ou marca que a dita. A facilidade de informação, a internet e as mídias sociais nos trouxeram outros parâmetros de influências e rapidez instantânea”, diz.

A designer recorda que a velocidade que esse tipo de plataforma traz para a moda pode também resultar em uma renovação constante. “Podemos ter uma marca ícone que dita tendência neste momento, mas que amanhã pode não significar nada. Uma música, uma celebridade, um grupo de pessoas – todos estamos mais abertos para novos parâmetros e possibilidades”, afirma.

E na prática, como funciona?

Thaís comandou dias atrás uma palestra sobre o assunto a um grupo de empresas de confecção, seguindo convite que o IBB recebeu do Sebrae-RS. A ideia? Justamente incentivar as empresas a trabalhar em grupo para impulsionar o desenvolvimento da cadeia produtiva.

“Cada empresa ou marca deve ter bem pontuado seus objetivos e saber quem é seu consumidor e em qual mercado ele está inserido”, avalia ela, destacando que cada empresa trabalha seus objetivos de uma forma – e aí se explica a importância desse tipo de diálogo. “Analisando o histórico de vendas junto às informações acima citadas, o empresário deve analisar quais tendências de moda estão direcionadas ao seu contexto. E aplicar aquelas em ele acredita.”

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