Associações Europeias trabalham em novas habilidades digitais

Foram publicados os resultados de uma pesquisa de empresa realizada no âmbito do Erasmus + Project Digital TCLF 2025, confirmando a relevância de 9 cargos digitais emergentes nos setores de têxteis, vestuário, couro e calçados (TCLF).

No âmbito do projecto Erasmus + Project Digital TCLF, co-financiado pela Comissão Europeia, a Confederação Europeia do Calçado (CEC) lançou uma pesquisa sobre a necessidade de cargos digitais emergentes específicos nos setores de têxteis, vestuário, couro e calçado (TCLF). Como o projeto visa ajudar os setores de TCLF a aproveitar as oportunidades de digitalização, essa pesquisa foi o primeiro passo para sinalizar quais habilidades serão oferecidas pelos provedores de educação e treinamento.

O objetivo da pesquisa foi validar a relevância futura das 9 ocupações digitais previamente identificadas pelo consórcio, os parceiros sociais da UE Euratex, COTANCE, CEC e industriAll Europe. Dessa forma, ela foi direcionada principalmente para empresas, assim como associações, centros de treinamento e educacionais, institutos de pesquisa e sindicatos, e os resultados mostraram que há necessidades das empresas em relação a habilidades digitais e espera-se que essa necessidade aumente no futuro próximo.

As respostas fornecidas por 205 participantes, mais da metade deles sendo empresas, identificaram alguns cargos como mais importantes do que outros, também dependendo do setor, mas que de forma geral confirmaram as previsões do projeto. Os 9 cargos, de Gerente de Dados de Cadeia de Suprimento a Designer 3D e Designer de Estampas foram realmente previstas como demandas no futuro. Para o setor calçadista, o cargo com a demanda mais alta esperada foi o de Designer 3D e Designer de Estampas (91% dos stakeholders concordaram). Para o couro, foi Tecnólogo em Couro (96% dos respondentes); para têxteis, Pesquisa, Desenvolvimento e Pesquisa de Informações (89% dos respondentes) e no setor de vestuário, foram Responsável por Marketing Digital & Analista de Processos (100% dos respondentes).

A pesquisa também buscou medir a presença desses cargos nos setores TCLF, confirmando que faltam funcionários nos cargos identificados na maioria das empresas. Portanto, espera-se que o potencial de mercado para esses cargos cresça rapidamente nos próximos anos, o que também leva à necessidade urgente de centros de formação para ajustar esse cenário e o trabalho, preenchendo a lacuna em habilidades digitais.

Assim, trabalhadores atuais e futuros poderão adquirir as habilidades solicitadas pelas empresas, permitindo, ao mesmo tempo, que a indústria se beneficie da economia digitalizada nos setores do TCLF, em constante evolução e impulsionados pela inovação.

Os resultados detalhados da pesquisa podem ser encontrados no mais recente informativo de projeto, disponível neste link.

Traduzido de: World Footwear

VER TODOS OS POSTS

POSTS RELACIONADOS