Dicas de leitura para atualizar as referências

Nem só de referências digitais se constrói um bom consultor. Às vezes é necessário separar um tempo para mergulhar também no mundo analógico dos livros.

Pensando nisso, conversamos com alguns de nossos consultores para saber quais livros andam circulando em seus criados-mudos — e por que eles deveriam estar no seu também.

 

thumb-04

Gestão da Inovação e Competitividade no Brasil
Adriano Proença et al, editora Bookman

O livro aborda diversos aspectos, tanto teóricos quanto práticos, relacionados ao tema inovação. É uma leitura adequada para o momento político-mercadológico que estamos passando. Chamo atenção ao capítulo 6, no qual tenho coautoria, chamado Sistema Corporativo de Inovação.

Diego Damasio, consultor em Gestão da Produção

 

 

thumb-03A Máquina de Inovação – Mentes e Organizações na Luta por Diferenciação
Charles Bezerra – Editora Bookman

O autor trata de maneira muito simples os aspectos fundamentais para que a inovação aconteça, e mostra exemplos importantes de como simplificar problemas complexos.

 

 

thumb-02

A estratégia do Oceano Azul
W. Chan Kim, Renée Mauborgne – Editora Campus

Apesar de escrito á cerca de 10 anos atrás, os princípios de como focar o pensamento para encontrar lacunas e oportunidades das empresas crescerem em meio a mercados turbullentos. Leitura fundamental em tempos de mudanças como os atuais.

Vinicius Prado, consultor em Moda e Design de Produtos

 

 

thumb-01Entendendo Um Pensamento A3: Um Componente Crítico do Pdca da Toyota

Durward K. Sobek Ii & Art Smalley – Editora Bookman

Além de trazer os principais aspectos do Sistema Toyota de Produção, traz uma metodologia muito simples para se aplicar o ciclo PDCA em diferentes tipos de projetos. Essa metodologia demonstra claramente o quanto é importante realizar um bom planejamento antes de começar a executar ações e o quão é importante a verificação da eficácia e a padronização.

Thiago Santana, consultor em Gestão da Produção

VER TODOS OS POSTS

POSTS RELACIONADOS