Branding: treinamento e essência

As possibilidades de crise em uma empresa aumentam proporcionalmente: quanto maior a equipe, mais difícil de conter uma situação problemática – seja tratando os consumidores com descaso, seja negligenciando a qualidade de atendimento em outras etapas de produção. Como, então, transmitir um posicionamento responsável aos funcionários que garanta uma imagem positiva da marca?

Vinícius Prado nos ajuda a esboçar algumas respostas. Formado em design, o consultor do IBB destaca bons exemplos e lembra: “É preciso que a equipe viva a essência da empresa.”

 

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Experiente na área de posicionamentos de marca, Vinicius pontua: “O grande desafio de uma marca é que ela é uma promessa — a promessa de um estilo de vida e também de valores que nela vem agregados.” É nesse momento que entra o papel do empreendedor. “Geralmente a personalidade da marca parte de uma característica que um empresário tem. Essa essência precisa permear todos na instituição.”

Como, na prática, transmitir valores no treinamento de equipes? “Não trata apenas de comunicar, mas fazer com que os funcionários vivam essa essência. O que acontece é que as marcas costumam ter um manual de conduta com treinamento, guidelines, etc, mas no tempo em que vivemos, isso já não é mais o suficiente. Os problemas são mais complexos que isso.”

 

não cresça se você não tiver uma equipe que viva o conceito da marca

 

Criador do estúdio D+E Branding e Design, Vinicius  que já expôs na semana de design de Milão  baseia sua experiência em olhar a questão pela raiz, afirmando que todo esse cuidado passa pela contratação, pela base e na formação da equipe.

“Uma proposta mais popular muitas vezes dá conta dos desafios que marcas de nicho não conseguem superar”. Dentre os bons exemplos na moda de marcas que prezam por uma equipe bem treinada, o consultor ressalta as grandes lojas de varejo, como Renner e C&A. Do microempreendedor ao administrador de diversas franquias, Vinicius finaliza: “Meu conselho é esse: não cresça se você não tiver uma equipe que viva o conceito da marca”.

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