Calçados Bibi fecha 2014 com certificado sustentável

“Os consumidores querem um produto bom e preocupam-se cada vez mais com o meio ambiente”. É assim que Debora Iserhardt, coordenadora de comunicação da Bibi Calçados, justifica a grande novidade que encerrou o 2014 da empresa. A marca de calçados infantis usou o ano para levar além a sua preocupação com a sustentabilidade, buscando o programa Origem Sustentável para atestar as mudanças feitas na estrutura da empresa.

O resultado foi o Selo Prata Origem Sustentável, certificado que exige das empresas ações no âmbito social, cultural, econômico e ambiental. A Coordenadora de Projetos de Inovação do IBB, Linda Pienis, explica melhor: “Para permanecer em um determinado nível estabelecido pelo Selo, a empresa deve comprovar evolução nos indicadores de sustentabilidade previstos no programa a cada dois anos”, diz.

 

Os consumidores querem um produto bom e preocupam-se cada vez mais com o meio ambiente

 

Linda ainda conta que as empresas que aderem ao Selo têm um ganho econômico comprovado – e relativamente rápido. “A partir do momento em que [as empresas] passam a controlar e medir os gastos de luz, água, e a reutilizar resíduos industriais no processo produtivo, elas já estão ganhando’, explica. Segundo ela a iniciativa, além de agradar o consumidor final, que acaba optando pela opção mais sustentável, também chama atenção de toda a sua cadeia de fornecedores. “Nesse último ano é possível perceber que a nossa cadeia de suprimentos já está evoluindo junto conosco”, acrescenta Debora.

A coordenadora ainda lembra que essa ideia está alinhada aos padrões internacionais. “O mercado externo é muito exigente com as questões sustentáveis”, diz. A preocupação é certeira: segundo ela, hoje a Bibi exporta para mais de 60 países. Sem contar que a iniciativa faz bem para a sociedade e promove o cuidado com o planeta. Em uma empresa que produz calçados infantis, essa preocupação é passada adiante aos pequenos, o que pode ser considerado um legado de valor bem próximo ao inestimável.

 

VER TODOS OS POSTS

POSTS RELACIONADOS