Cinema brasileiro: figurinos inspiradores

Cinema e moda andam lado a lado. Seja para dar vida a um cenário imaginado ou para representar um tempo ou época, os figurinos são parte crucial da estética dos filmes.

No Brasil, alguns deles são referência dessa tradução das narrativas em roupas. Separamos uma lista com quatro filmes brasileiros com figurinos impecáveis. Que tal transformar a próxima noite de pipoca em noite de inspirações?

 

ByeByeBrasil copy

 

Bye Bye Brasil (1979)

Dirigido por Cacá Diegues, o filme tem no elenco Zé Wilker, Fábio Júnior e Bety Faria. O figurino, assinado por Graça Lima, traduz a essência brasileiríssima da Caravana Rolidei, um grupo de artistas mambembes que cruza a rodovia transamazônica se apresentando para a população que ainda não tinha acesso à TV. Preste atenção no figurino de Salomé (Bety Faria).

 

O quatrilho 3

 

O Quatrilho (1995)

Dirigido por Fábio Barreto, o filme deu ao Brasil a sua segunda indicação ao Oscar. A história, que se passa em 1910, é contada também através do figurino, assinado por Isabel Paranhos. Para criar a representação da imagem do gaúcho, a figurinista desenhou trajes impecáveis — e também alugou alguns da novela Os Imigrantes, da Bandeirantes.

 

Liesbela

 

Lisbela e o Prisioneiro (2003)

Usando cores fortes e referências kitsch, o filme dirigido por Guel Arraes prova que o brega possui (muito) valor estético. Filmada no sertão pernambucano, a película teve o figurino assinado por Emília Duncan, que ressaltou a importância de se enxergar a beleza nesse brega: “[sem ele] Perderia a pulsão, perderia a riqueza”.

 

Romance

 

Romance (2008)

Mais um filme com a assinatura de Guel Arraes. O figurino, que ficou por conta de Cao Albuquerque, é sensível e criativo, e levou para casa o Grande Prêmio Brasileiro de Cinema. Parcialmente filmado na Paraíba, ele tem o artesanato local, sandálias, objetos de decoração e roupas de algodão incorporadas ao figurino.

 

Foto capa | The art of Venice’s Atelier | Stefano Nicolao 

VER TODOS OS POSTS

POSTS RELACIONADOS