Como os apps de realidade aumentada estão sendo usados na moda

Como os apps de realidade aumentada estão sendo usados na moda 19Nov
Inovação

Os aplicativos de Realidade Aumentada estão sendo usados com cada vez mais frequência no segmento de Moda. Apesar da tecnologia não ser necessariamente nova, a Realidade Aumentada na Moda funciona como uma grande ferramenta geradora de oportunidades. A RA, ou AR, como também é conhecida, é excelente no comércio eletrônico para otimizar o fluxo de trabalho e
criar experiências muito mais atraentes e interativas para os clientes. Consequentemente isso promove o engajamento da marca e amplifica as vendas

Realidade Aumentada na Moda
Primeiramente, a Realidade Aumentada se caracteriza por manipular e integrar ambientes físicos com elementos virtuais, gerados por um computador. Essa tecnologia traz diferentes possibilidades e funcionalidades que são experimentadas via aplicativos, seja por um smartphone, óculos inteligentes ou qualquer dispositivo com câmera. Ao criar essa ponte entre o digital e o real utilizando aplicativos de realidade aumentada, as empresas que trabalham com design de roupas se aproximam dos clientes e geram maior competitividade entre lojas físicas.

 

Aplicações na Indústria do Vestuário
– Roupas sob medida: digitalização rápida das medidas do corpo por aplicativo de realidade aumentada para oferecer peças precisas com o ajuste perfeito para todos os tipos de corpo.
– Provador virtual: uma experiência que possibilita visualizar uma peça em seu corpo sem a necessidade de estar em uma loja física.
– Design Personalizado: o próprio cliente pode customizar sua peça de roupa e prová-la através de um aplicativo de moda habilitado com a tecnologia de realidade aumentada.
– Catálogo virtual: interagir com qualquer produto em um showroom virtual aos invés de um catálogo impresso tradicional, possibilitando analisar suas dimensões reais e experimentá-lo antes de comprá-lo online ou em loja física, incentivando assim a compra.
– Instruções de uso e manuais: qualquer informação de uso e cuidados, assim como especificações do próprio produto, podem ser visualizados em uma camada virtual com realidade aumentada.
– Controle de Qualidade: aplicativo de autoavaliação de produtos ainda durante a fabricação, com análise instantânea da qualidade de materiais e peças, orientação de montagem e apontamento de soluções de problemas.

 

Evolução da Tecnologia
Uma ferramenta com Realidade Aumentada oferece alternativas que estão mudando o comportamento de consumo online e como as pessoas lidam com suas atividades diárias. A partir dessa nova maneira de se comunicar com o consumidor, ficou fácil oferecer serviços e produtos sob medida e personalizados. Essa evolução da RA é extremamente favorável ao mercado.
Além disso, a tecnologia proporciona mais inclusão, facilitando o consumo para obesos, pessoas com deficiências físicas, amputações, nanismo, gêmeos siameses, etc. Assim todos poderão ser atendidos com produtos que se adaptam a seus corpos e necessidades, com design e conforto.


Vantagens da Realidade Aumentada na Moda
– Atendimento intimista e personalizado.
– Relações mais estreitas com o cliente.
– Maior interação com consumidor.
– É inclusiva, alcançando um público que é ignorado pelo mercado da moda.
– Maior autonomia no e-commerce.
– Vendas exclusivas e seguras.
– Diminuição dos índices de devolução e troca de produtos.
– Incentivo a compra e aumento de negócios no ecommerce.
– Melhora a experiência do usuário nas lojas física e online.

– Montagem e combinação de novos looks de maneira fácil e rápida.
– Análise de dados para ferramentas de marketing como CRM, SEO, enyre muitos outros.
– Viralizar o nome da marca.
– Tornar a marca única e perceptível.


Marcas como a Gucci já utilizam a tecnologia de Realidade Aumentada como funcionalidade adicional em seus aplicativos. No exemplo que mostramos aqui é possível experimentar os tênis da marca utilizando apenas seu smartphone. O aplicativo é gratuito e pode ser baixado no link. A fast fashion Zara já começou a adotar em 150 de suas lojas a tecnologia de RA para
que os clientes interajam através de seus celulares com as peças expostas nas lojas e vitrines, permitindo comprar com apenas um clique.

 

Fonte: Divaholic

Ligar

Diagnóstico