Como transformar crise em crescimento

Uma época de crise pode pode abrir espaço para o crescimento. É nisso que acredita o professor Shozo Sugo, mestre em administração de empresas com mais de 35 anos de mercado. O segredo para que isso aconteça? Pesquisa, adaptação e predisposição para a mudança.

Em entrevista, Shozo pontua alguns passos para enxergar esse momento como um pontapé inicial para transformações favoráveis.

 

Conheça a sua dificuldade

O cenário de dificuldade não quer dizer que a mesma tendência vai refletir de maneira igual em todas as empresas. Nesse sentido, aquelas que souberem com maior competência como focar na solução das dificuldades não só terão chance maior de o impacto ser menor, bem como eventualmente vão saber como transformar isso em um resultado positivo.

 

Inove

Em um momento de dificuldade como esse mais do que nunca a palavra chave é inovar. Ou seja: se a empresa continuar a trabalhar da mesma maneira, com os mesmos produtos, mesmos clientes, canais, etc, ela não vai ter resultado diferente. Mais do que nunca a solução remete para a necessidade de buscar inovação. Para isso, existe a necessidade da mudança de atitude do empresário e dirigente. E predisposição para isso.

 

Mais do que nunca a solução remete para a necessidade de buscar inovação

 

Pesquise

Inovação e soluções inovadoras passam necessariamente do exercício da pesquisa, da descoberta. Tem que criar, descobrir, buscar, ofertar. Para isso, na maioria das vezes o ideal é observar o comportamento do consumidor, da indústria, do cliente. Eles precisam perceber esse movimento de mudança. O primeiro caminho está aqui. E o segundo está dentro da empresa.

 

No dia 19 de novembro, Shozo Sugo ministra a palestra Crise como oportunidade: Contribuições para Reflexão. A atividade faz parte do Seminário de Inovação Regional Sinos, Caí e Paranhana.

O evento promovido pelo Sebrae é gratuito e tem vagas limitadas.

Inscrições podem ser feitas pelo telefone 0800 570 0800.

VER TODOS OS POSTS

POSTS RELACIONADOS