De pão velho ao novo fio – Pesquisadores suecos criam fibra têxtil com resíduos de pão e fungos

De pão velho ao novo fio – Pesquisadores suecos criam fibra têxtil com resíduos de pão e fungos 24Nov
Inovação

É possível criar têxteis a partir de pão velho? O desperdício de pão ocupa grande parte do desperdício geral de alimentos. Somente na Suécia, o total anual de resíduos de pão é de 80.400 toneladas, totalizando 350 pães por minuto que são resíduos. É por isso que Akram Zamani, professora de Reciclagem de Recursos da Universidade de Borås na Suécia, se concentrou no desperdício de pão, para ver se poderia transformar o pão em um novo produto.

Para fazer o fio, fungos filamentosos são cultivados com resíduos de pão em biorreatores. Quando o pão se torna uma biomassa de fungos, a proteína é removida e pode ser usada como alimento ou ração animal. As fibras restantes da parede celular dos fungos são então usadas em parte para fiar um fio têxtil e em parte para criar tecidos não-tecidos .

Os pesquisadores já desenvolvem uma grande arte do cultivo e atualmente estão trabalhando em um processo de fiação úmida para criar fios, além de testar métodos diferentes para melhorar as propriedades do fio. O fio de fungos mostra algumas propriedades antimicrobianas e é biocompatível. A proposta da pesquisa é transformar o fio de fungos em roupas ou usá-lo para aplicações médicas. O video com legenda em sueco pode ser traduzido para o português.

 

Fonte: Stylo Urbano

Ligar

Diagnóstico