Dicas de leitura: gestão, moda e sustentabilidade

Construir uma moda genuinamente brasileira seria uma tarefa impossível sem uma boa dose de pesquisa. Aliando design, gestão e sustentabilidade, muitas vezes a gente precisa desacelerar a rotina, parar e buscar nos livros os caminhos possíveis para os nossos projetos.

Pensando nisso, o IBB conversou com consultores de diferentes áreas para saber quais os títulos que eles não dispensam na formação profissional.

 

Moda

amigos

Como fazer moda, gestão, marketing, sem dar atenção às pessoas e à forma como nos relacionamos socialmente? Joana Dalla Roza, sócia do Studio Kontzeptua Design, indica Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas, de Dale Carnegie.

“Ótimo para melhorar nossa forma de ver os outros e se relacionar com pessoas tanto no trabalho quanto no dia-a-dia.” Designer de produto, Joana não deixa de aplicar a leitura à sua área: “Sendo uma consultora de moda, acredito que tratar bem o cliente e aprender a negociar é muito valioso”.

 

Sustentabilidade

cradle

Há dezesseis anos na área de Gestão Ambiental, Giovana Ruppenthal indica uma leitura de fácil acesso à quem se interessa por sustentabilidade. Escrito por Michael Braungart e William Mcdonough, Cradle to cradle – Criar e reciclar ilimitadamente é considerado pela Universidade de Cambridge, no Reino Unido, como um dos 50 principais livros do gênero.

Giovana comenta: “Os argumentos são claros, acessíveis e até mesmo bem humorados: os autores mostram que é possivel o desenvolvimento econômico com harmonia e respeito ao meio ambiente”.

 

Gestão

vantagem

Daniel Fonseca Luz é professor universitário e tem seis livros publicados. Dentro da sua área, o mestre em engenharia de produção indica Produção, Estratégia e Tecnologia – Em Busca da Vantagem Competitiva, livro produzido por quatro professores da Universidade de Harvard: Robert Hayes, Gary Pisano, David Upton e Steven Wheelwright.

Nele, os autores tratam das variantes na construção de uma estratégia em produção, levando em conta a vantagem competitiva através de recursos internos que a empresa dispõe. “Considero leitura indispensável para diretores com atuação nas operações das empresas e estudantes da área”, ressalta Daniel.

VER TODOS OS POSTS

POSTS RELACIONADOS