Eficiência energética: ferramenta sustentável

Nenhum produto chega até a gente sem que sua produção envolva o consumo de energia. Alcançar o resultado final sem que essa conta saia no negativo para a empresa e o meio ambiente é um dos atuais desafios da indústria têxtil.

Em conversa com o IBB, o engenheiro Alexandre Gomes do Santos ajuda a desmistificar a eficiência energética. Em três rápidas perguntas, ele mostra como a prática pode impactar positivamente a rotina — e a economia — da indústria.

 

O que é eficiência energética?

Ela consiste em obter o melhor desempenho possível na produção com o menor consumo de energia. Sua atuação tem como objetivos principais a conscientização da otimização do uso das fontes energéticas pelos processos produtivos e a promoção do desenvolvimento econômico sustentável da empresa.

 

E o que isso tem a ver com sustentabilidade?

A sustentabilidade entra devido ao consumo racional da energia.

 

Interna

 

Na prática, como se aplica a eficiência energética dentro de uma empresa?

Cada empresa possui suas particularidades. Não existe uma receita pronta: é preciso analisar cada caso. O Detalhamento Geral das Etapas de um Projeto de Eficiência Energética aplicado pode ser dividido em dois momentos:

O Estudo de Pré-viabilidade é a etapa da identificação preliminar do potencial de economia e investimento para o desenvolvimento do projeto. Envolve a redução do consumo de insumos: energia elétrica, gás, ar comprimido e água. Para isso, algumas ações envolvem tecnologias mais eficientes, conscientização do uso racional das energias, troca de combustíveis e atividades operacionais de manutenção simples.

No Estudo de Viabilidade e Implementação são detalhadas as ações identificadas na etapa anterior, que serão aprovadas pelo cliente para sua execução. Essa é a hora de confirmar as economias do estudo de pré-viabilidade, detalhar os custos de mão-de-obra e materiais, definir a linha de base, elaborar o plano de instalação, financiamento, treinamento, entre outras medidas.

VER TODOS OS POSTS

POSTS RELACIONADOS