A moda itinerante como ferramenta de marketing

Recentemente batemos um papo com a Vibrações Positivas, marca que ganha o Brasil com uma moda itinerante. Embarcando em uma kombi, Lisi Zart’s e seu sócio e marido Rafael Bohrer atravessam as fronteiras do Brasil levando a moda diretamente para o seu público.

Na prática, Lisi conta: “Ela é uma ótima ferramenta de marketing”. Mas e no mercado, será que a realidade é a mesma?

Conversamos com Maico Steffen, publicitário que transita entre mídias offline e online atendendo clientes nos ramos de indústria, varejo e serviços para responder essa pergunta.

De que maneira podemos enxergar esse fenômeno no mercado?

O consumidor está sempre buscando novidades. Essa tendência de venda de vestuário e produtos através de veículos tem sido um sucesso em metrópoles como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Isso acontece principalmente pelo fato de que as pessoas não tem mais tempo de se deslocar às lojas, e essa é a forma que essas empresas encontraram de manter os clientes sempre abastecidos de novidades.

 

À medida em que se capta o cliente, ele vai buscar informações — quando o veículo irá passar em sua região, casa ou empresa

 

Como pensar a relação do consumidor com uma marca que de certa forma se “pulveriza”?

Tenho acompanhado esse movimento de negócio e comunicação, e penso que essa tendência é realmente um negócio em expansão. Algumas empresas e marcas estão pensando nesse serviço como algo inovador – e realmente é.  Se trata de levar produtos ou serviços até as pessoas. Com este modelo de negócio crescendo, alguns investidores estão aplicando em franquias e expandindo para outros estados a ideia.

Como você vê essas novas posições? O que você acha que isso representa num panorama geral?

Vejo como algo muito positivo. À medida em que se capta o cliente, ele vai sempre buscar informações —quando o veículo irá passar em sua região, casa ou empresa.

Esse tipo de moda tem potencial para substituir a moda “comum”?

Penso que a questão da loja própria tem como premissa o ponto, o local. Mas o veículo ir até o cliente é ainda mais atrativo. O cliente se sente acolhido, bem atendido — é claro que não basta ter um serviço inovador como esse, se o atendimento e as tendências de moda não o acompanham.  É preciso conciliar atendimento, vestuário atual e moderno, focado no público alvo e diferenciais no atendimento do pós-venda. Acredito que tendo esses pilares, o sucesso é uma certeza.

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