Ferramenta conecta Instagram e vendas online

E se o Instagram pudesse ser um grande catálogo dos seus produtos? É em algo semelhante que se transforma a ferramenta do Shopgram, uma plataforma de vendas online que conecta o like à compra e venda.

Como? Acessando a rede social, o cliente vê as novidades disponíveis. Quando dá a dupla batidinha, seu like automaticamente vai para a seção “O que eu curti” do site, onde poderá finalizar a transação e entrar em contato com o vendedor, inclusive por WhatsApp.

Com mais de dois mil vendedores cadastrados, o Shopgram enxergou no crescimento do app uma oportunidade de negócio – uma visão que se mostrou acertada. Afinal, uma pesquisa recente apontou cerca de 400 milhões de usuários no Instagram no mundo inteiro.

Batemos um papo com Gabriel Monteiro, co-fundador da plataforma, que nos mostrou como ela pode ajudar a baixar custos e dar um gás nas vendas.

 

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Os vendedores do Shopgram em sua maioria são de lojas físicas ou virtuais mesmo?
A maioria de nossos vendedores são estritamente virtuais, apesar de haver um bom número de lojas que fazem venda tanto física como pela internet. Há também uma parcela de pessoas físicas que usam o Shopgram para vender artigos usados e semi-novos.

 

No meio digital, a aproximação com o cliente gera uma maior confiança e um maior conforto do cliente com a marca

 

As vendas por Instagram estão crescendo cada vez mais. Por quê você acha que esse comportamento está se firmando?
Acredito que as lojas estão percebendo cada vez mais que elas devem estar presentes onde o fluxo de clientes está. Esses locais, hoje, são as redes sociais. O Instagram, em especial, traz uma dinâmica de uso com as fotos e videos que gera um alto engajamento dos usuários, o que não acontece tanto no Facebook, por exemplo.

As pequenas e médias marcas estão percebendo que o custo de se ter um site próprio está muito elevado, uma vez que é bastante complicado trazer fluxo para sua loja virtual.

Desta forma, a alternativa de manter uma loja pelo Instagram surge como uma ótima opção, pois além do posicionamento da marca onde os seus clientes já se encontram, a facilidade e baixo custo da plataforma surgem como diferenciais para esse crescente número de vendas.

 

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O Shopgram permite uma aproximação entre o cliente e o vendedor que não era vista antigamente. Por que vocês acham que isso acontece e por que o cliente sente essa necessidade de aproximação?

Nós estamos na era dos consumidores, onde eles são o centro de cada negócio. No varejo, no final das contas, o que conta para o cliente é a confiança numa determinada marca. Numa loja física, o que gera confiança são todos os elementos presentes, desde a infraestrutura da loja, a disposição dos produtos até o atendimento dos funcionários. No meio digital, a aproximação com o cliente gera uma maior confiança e um maior conforto do cliente com a marca. A interação da loja com o cliente o faz sentir mais a vontade e de certa forma o faz sentir parte daquela marca, daquele produto. Os lojistas perceberam essa necessidade de estar mais próximo do cliente para entender as suas necessidades e seus gostos, e com as novas tecnologias digitais, isso é possível.

 

É interessante o fato de que a venda que não envolve uma loja, um contato humano, mas é ainda mais aproximada, uma vez que o vendedor fala diretamente com o cliente..

As comunicações vão estar cada vez mais facilitadas pelas novas tecnologias, e as pessoas estarão cada vez mais “próximas” uma das outras. Um exemplo real é o uso do WhatsApp pelas marcas. Não só no segmento de ecommerce, mas, no geral, as empresas tão se beneficiando dessa ferramenta para estar mais próximo do cliente.

 

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