Finep abre inscrições para Programa de Investimento em Startups Inovadoras

Finep abre inscrições para Programa de Investimento em Startups Inovadoras 28Jan
Inovação

A Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) abriu, em 7 de janeiro, as inscrições para a segunda rodada do edital de seleção para o programa de investimento em Startups Inovadoras. 

 

Sobre o Programa:

O Programa Finep Startup tem por objetivo apoiar a inovação em empresas nascentes intensi-vas em conhecimento através do aporte de recursos financeiros para execução de seus planos de crescimento. O foco do Programa é cobrir o gap de apoio e financiamento existente entre o aporte feito por programas de aceleração, investidores-anjo e ferramentas de financiamento coletivo (crowdfunding) e o aporte feito por Fundos de Seed Money e Venture Capital.

 

 

Com esse Programa, a Finep pretende:

• Fortalecer o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação por meio de apoio a um segmento empresarial de alto dinamismo tecnológico;

• Disponibilizar recursos financeiros e conhecimento para empresas com alto potencial de crescimento e retorno;

• Promover o crescimento do mercado de capital semente no Brasil; e

• Estimular o investimento privado através de investidores-anjos.

Público-alvo

Empresas de base tecnológica que atendam às seguintes condições:

• Empresa inovadora cujo produto, processo ou serviço, objeto principal da captação de recursos, esteja no mínimo na fase de protótipo ou testes, preferencialmente já tendo sido realizadas as primeiras vendas;

• Apresentem, no ano do lançamento do Edital, receita bruta de até R$ 4,8 milhões;

• Tenham sido registradas na Junta Comercial como Sociedade Limitada ou Sociedade Anônima há no mínimo seis meses antes do lançamento do Edital; e

• Desenvolvam soluções aderentes aos temas e/ou tenham como elemento central de sua estratégia o desenvolvimento de produtos, processos ou serviços baseados em uma das tecnologias habilitadoras previstos no Edital.

 

Processo de Seleção

A seleção das empresas por meio do Edital de seleção pública será composta de 3 etapas: Avaliação de Plano de Negócios, Banca Avaliadora Presencial e Visita Técnica & Avaliação de Documentação Jurídica.

A submissão da proposta pela empresa é totalmente eletrônica, pela página da Finep: http://www.finep.gov.br/chamadas-publicas/chamadapublica/634

Após a primeira etapa, as 75 empresas mais bem posicionadas serão convidadas para realiza-ção de uma apresentação para uma Banca de Seleção Presencial, sendo então habilitadas até 30 empresas. Para se tornarem aptas a receber o aporte da Finep, tais empresas deverão comprovar as informações prestadas nas etapas anteriores na Visita Técnica & Avaliação de Documentação Jurídica.

 

Tipo de apoio

• Apoio financeiro de até R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais), determinado de acordo com a necessidade de capital da startup.

• Celebração de um Contrato Particular de Outorga de Opção de Subscrição de Partici-pação no Capital Social sem restrições de Direito a Voto entre a Finep e a empresa proponente com a anuência de seus sócios (doravante chamado de Opção de Com-pra) ou outro instrumento conversível em participação no capital.

• A critério de conveniência e oportunidade da Finep: as empresas investidas no Pro-grama poderão também contar com novo apoio financeiro (follow-on) no decorrer da execução dos planos, em valor a ser definido pela Finep; e Opção de Compra com prazo de vencimento de 3 (três) anos, prorrogável por mais 2 (dois) anos.

 

Fonte: Finep

Mais informações e o edital na íntegra no site da Finep.

Ligar

Diagnóstico