Glossário eco: decifrando a sustentabilidade

Quando falamos de sustentabilidade, às vezes termos específicos passam fora do nosso “radar ecológico”. Pensando na ligação entre moda, natureza, sociedade e consumo, separamos algumas expressões que geram dúvidas na hora de aquecer a conversa sobre o assunto. Então perguntamos para alguns especialistas: mas afinal, o que significa?

 

 


zero_waste

Zero Waste

Segundo o Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB), representa um objetivo ético, econômico, pedagógico, eficiente e visionário focado na orientação da sociedade para a mudança do estilo de vida e para práticas que incentivem a sustentabilidade. Todos os materiais são encaminhados e reinseridos na cadeia produtiva. Baseia-se em evitar a geração de Lixo e responsabilizar-se individualmente por encaminhá-lo a um destino ambientalmente correto, reduzir o consumo e tomar consciência sobre os resíduos sólidos de forma a promover à logística reversa, redução da poluição, a economia de água e energia, conservação da natureza e inclusão social.

 

 

up

Upcycling

Trata-se de uma prática de reaproveitamento. A designer Mariana Duda, dona da marca verde Envido conta: “Aproveitamos em acessórios e na própria coleção os restos da nossa produção. Reaproveitamos sempre. Desenvolver materiais orgânicos e biodegradáveis, ou seja, que se decomponham mais rápido, também estão no nosso foco”.

 

fair

Comércio Justo

De acordo com Giovana Ruppenthal, que possui mais de 16 anos de experiência em Gestão Ambiental, é a “utilização de recursos naturais existentes em uma comunidade para produzir bens de consumo e serviços. O comércio justo utiliza mão de obra local, valoriza a identidade da região, mantém a comunidade unida, gera renda e cuida do meio ambiente”.

 

cradle

Cradle to Cradle

“Produtos e serviços elaborados usando critérios de sustentabilidade do momento em que é criado até o descarte pelo consumidor – (recursos > produtos > consumo > resíduos> produtos…). Uma plataforma de inovação com base cientifica, ferramentas de designer e critérios chave para fechar o ciclo do berço ao berço“, explica Giovana.

 

sust

 

Sustentabilidade 

A especialista tem uma definição pessoal de como ela enxerga o conceito de sustentabilidade em sua profissão: “Viver utilizando os recursos naturais existentes sem comprometer as gerações futuras de usufruir dos mesmos direitos. Contribuir com a construção de uma sociedade equilibrada e justa com direito a alimentação, saúde, segurança, educação e respeito ao próximo”.

VER TODOS OS POSTS

POSTS RELACIONADOS