IBB + Sebrae impulsionam polo de MG

Ao lado do Sebrae, o IBB expande as suas consultorias. No final do primeiro semestre, o consultor Victor Barbieratto concluiu o trabalho de um novo projeto que nasceu dessa parceria.

Projeto Desenvolvimento de Produtos aconteceu em Guaranésia, polo industrial de Minas Gerais. Migrando da moda para a produção, a consultoria atendeu as empresas do grupo Tecebem, do setor de panos e tecidos de limpeza. Buscando adicionar valor agregado em seus produtos, a atividade alinhou novas estratégias de design em busca de resultados positivos.

 

interna2

 

O primeiro passo? Comunicação. Segundo Victor, foi necessário a criação de um grupo estratégico nas empresas, formado pela diretoria, pelo gerente comercial e gerente de produção. “O primeiro sabe os dados, o segundo quer mais produção e o terceiro menos”. É aí que entra a balança do consultor. Trabalhando nessas necessidades, ele conta que foi possível trazer resultados – e alguns deles já foram vistos durante o processo, que durou 5 meses.

 

Organização é a alma do negócio

Ainda segundo o designer, um dos desafios do trabalho foi organizar as empresas para observar esses resultados. Como todas possuem o mesmo produto, é importante perceber o seu próprio valor como diferencial.

“Se eles não percebem o seu diferencial, vão brigar por preço. O grande lance é se organizar para poder ter mais lucro. Cada uma era mais forte em uma parte, seja volume, qualidade, enfeites…era preciso externar essas forças”, conta.

O resultado deu tão certo que Victor já olha esse ciclo como um primeiro — e não único — passo.

 

VER TODOS OS POSTS

POSTS RELACIONADOS