Indústria: 3 pontos positivos e negativos na conexão com startups

As indústrias deram um feedback muito valioso para as startups participantes do programa da ABDI.

 

No último ano, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial – ABDI promoveu o Programa Nacional Conexão Startup Indústria, que como o próprio nome diz, conectou startups interessadas em entregar soluções para as indústrias. O primeiro edital foi um sucesso, com um total de quase 400 empresas inscritas.

O programa já está na fase final, com os testes dos projetos-piloto. Nós perguntamos para os profissionais da indústria quais tinham sido os principais pontos positivos e negativos da conexão com as startups. Veja!

 

PONTOS POSITIVOS

1- Customização das soluções

Cada indústria demanda soluções com um alto nível de detalhes. Muitos detalhes mesmo. E saber adequar a solução à especificadade demandada pela indústria valeu uns pontinhos extras.

2- Equipe multidisciplinar

Como listamos no artigo ‘Os 4 segredos para o sucesso no Startup Indústria’, times robustos foi um dos segredos das startups que chegaram até o final. As indústrias enriqueceram essa informação na pesquisa, confirmando que perfis multidisciplinares podem fazer a diferença.

3- Transformação cultural

Nós sabemos que a inovação vicia. A indústria também reconheceu isso. A transformação cultural foi um dos pontos positivos da conexão. Estamos falando de instituições rígidas que estão abrindo as portas para novos formatos e soluções

 

PONTOS NEGATIVOS

1- Timing

Startups e indústrias funcionam com um timing diferente. Do ponto de vista das industriais, o tempo diferente entre os processos é um ponto a ser ajustado e alinhado.

2- Negociação e resolução de problemas

Muitas vezes focadas na base tecnológica e no produto final, as startups acabam pecando na maturidade em relação à negociação. Segundo a indústria, pode-se melhorar.

3- Comunicação

A indústria tem um processo de comunicação muito bem estruturado, o que é muito diferente da realidade das startups. Por isso, 11,1% dos industriais destacaram este ponto como negativo.

>> Só para não deixar passar em branco: citamos os três principais pontos negativos, mas 44% das indústrias não listaram nenhum problema na conexão.

 

Fonte: ABDI

VER TODOS OS POSTS

POSTS RELACIONADOS