Inspiração na prática

De uma visita, nasce uma ideia. E dessa ideia, uma coleção. É a partir dessa cadeia simples que a Lavintec, uma das empresas participantes do Projeto Economia Criativa, colocou em prática as suas inspirações.

“A idéia do pavão surgiu através das lembranças de uma visita aos parques da região de Lorena, na França, onde estes animais podiam se movimentar livremente. A presença de cada pavão, com a impressionante harmonia de formas, a exuberância de cores e o comportamento altivo e majestoso, era um destaque e enriquecia o ambiente. A partir dessa inspiração inicial, realizamos pesquisas sobre essa espécie”, conta Angélica Bridi, assistente de desenvolvimento.

 

mood-10

 

Com a ajuda de Walter Rodrigues, a Lavintec colocou em prática a Pirâmide de Criação e apoiou a sua produção na imagem do animal. “Para os estágios da pirâmide, nós selecionamos um aspecto dentro do contexto geral do pavão. Cada escolha foi determinada para que pudéssemos estabelecer uma relação com a Lavintec e com o que gostaríamos de demonstrar, através dos nossos processos de beneficiamento”, completa.

E na prática, como funcionou essa divisão? Angélica explica.

 

mood_4

 

10%

É inspirado na imagem do Pavão Arlequim. O 10% encoraja a renovação. Rememorando a origem da Lavintec na prestação de serviços para a indústria de Denim, esse conceito é inspirado pela contraposição entre o branco e o azul e pela interpretação da natureza através da aparência suntuosa do pavão arlequim. Aqui, a introdução de efeitos ganha o auxílio da tecnologia utilizando a experimentação de formas, renovando o conceito das aplicações em jeans, através do renascimento de lavagens sobre novas abordagens.

 

30% 

Resgata o pavão como símbolo do conhecimento e é inspirado pela memória invocada a partir da representação desta ave num contexto mitológico e histórico. A Lavintec enfatiza assim seus 26 anos de trajetória, utilizando recursos de tinturaria por processos de recobrimento de fibras com remoção seletiva de cor e processos de gravação de texturas caracterizadas a partir de camadas de tons envelhecidos. 

 

60% 

O 60% da pirâmide trás a suntuosidade da cauda do pavão, por intermédio de uma cartela de cores nobres cuidadosamente selecionadas para transpor o esplendor da mãe natureza no produto final, agregando processos de tingimento e de tratamento têxtil, como a eliminação das microfibrilas superficiais presentes nas fibras e a incorporação de toque por intermédio do amaciamento, que conduzem a combinação perfeita entre a celebração das cores e a sensação de aconchego.

 

 

 

VER TODOS OS POSTS

POSTS RELACIONADOS