Mapeamento de processos? Entenda a importância

A gestão e mapeamento de processos é uma forma de organização e controle de todos os passos importantes do funcionamento de uma empresa. Mapear os processos de sua empresa de maneira organizada e eficaz é importantíssimo para a estrutura organizacional e uma melhor gestão empresarial. Com ele você poderá descobrir novos insights para a evolução do seu negócio através de análises que irão identificar, priorizar e entender problemas.

Neste contexto, compartilhamos 10 etapas para o mapeamento de processos buscando agregar melhores resultados para sua empresa. É importante sempre seguir uma ordem lógica de etapas e claro utilizar organogramas para ajudar na visualização do processo. Confira:

???????

 

Primeiro Passo: Determine seus objetivos.

Segundo Passo: Identifique quais são as saídas do processo. As saída são as entregas que ocorrem no final de cada um dos processo, podendo ser: gráficos, dados, tomadas de decisão, aprovações..

Terceiro Passo: Aponte os clientes do processo.

Quarto Passo: Mapeie as entradas da cadeia produtiva do processo. Elas são os elementos que são modificados durante o processo para agregar valor à cadeia produtiva. Podem ser físicos ou apenas dados, informações.

Quinto Passo: Assinale os componentes do processo. Aqui é importante considerar materiais, energia, maquinário, recursos humanos, metodologias, tecnologias, entre outros..

Sexto Passo: Identifique os fornecedores do processo.

Sétimo Passo: Entenda os limites do processo. Consideramos os limites como a entrada e final da demanda/processo.

Oitavo Passo: Mapeie as possíveis melhorias que o processo carece. Neste ponto já é possível identificar o que funciona bem e o que não está 100%.

Nono Passo: Escolha as melhorias a serem aplicadas ao processo. Comece com poucas e vá evoluindo conforme um planejamento.

Décimo Passo: Documente o processo melhorado e lembre-se que colocar adendos de cada ajuste feito.

Quer saber mais sobre Mapeamento de processos e da aplicação dele em sua empresa? Leia aqui sobre o projeto de Gestão de Produção, que engloba mapeamento de processos e ajuda as empresas a traçar estratégias inteligentes para satisfazer a demanda e atingir melhores resultados no processo.

 

 

VER TODOS OS POSTS

POSTS RELACIONADOS