MODA COLABORATIVA – CO-CRIAÇÃO DIGITAL

Design colaborativo, criação e pensamento em conjunto. Essa é a proposta da Awaytomars, marca fundada pelo brasileiro Alfredo Orobio, sendo a primeira marca de roupas onde os produtos são 100% criados pelos usuários de uma plataforma desenvolvida para dar vida ao projeto.

Alfredo busca tornar a Awaytomars a primeira marca do mundo a abrir o processo de criação para que o público participe de toda a concepção de ideias, sendo que empresa já reúne mais de 5 mil usuários de 87 países que criam colaborativamente. A plataforma utilizada para a criação foi construída para ser intuitiva, assim, não é necessário ter conhecimento sobre moda para começar a criar. Para participar da criação por meio do Awaytomars, é preciso ter mais de 14 anos, compartilhar desenhos próprios, ajudar outros usuários da plataforma em suas ideias ou apenas usar o site como fonte de inspiração.

alwaytomars4As criações do Awaytomars que gerarem mais interesse entre os visitantes são transformadas em um produto real. Funciona assim: As peças selecionadas passam por uma fase de prototipagem, cada peça participa de uma campanha própria de financiamento coletivo, e por fim, apenas as que conseguem ser completamente financiadas são produzidas, sendo o desenvolvimento e produção acompanhados pelos especialistas da empresa. O lucro das peças vendidas é compartilhado entre o criador do design e todos aqueles usuários que colaboraram para que a ideia fosse finalizada.

alwaytomars3

 

O IBB acredita que projetos assim inspiram um novo conceito de moda, elevam o design, e são inovadores. O desenvolvimento de novos processos, metodologias e produtos nos inspiram também. Conheça os serviços e projetos do IBB.

VER TODOS OS POSTS

POSTS RELACIONADOS