Moda vira arte
e arte vira moda

Há quem diga que entre a moda e a arte não existem limites. “Ela não deve ser entendida como roupa – assim como o cinema, em sua essência, não deve ser considerado como filme –, mas sim como um sistema que afirma seu tempo, que é capaz de responder às velozes mudanças num mundo ansioso pela próxima novidade”, disse o coordenador do Grupo de Arte e Moda da Galeria Vermelho, Ricardo Oliveros.

Na contramão, há quem tem uma ideia diferente. Em entrevista ao Estadão, Rony Meisler, co-fundador da marca brasileira Reserva, disse que “roupa não é obra de arte”. O empresário defende que pensar na moda como tal pode desencadear um comportamento ostensivo e não muito democrático.

Seja qual for a sua opinião  se uma é a outra ou a outra é uma  a verdade é que ambas já uniram as suas forças para se tornar um híbrido entre as duas obras. Pensando nisso, relembramos algumas parcerias que diminuíram a distância entre moda e arte. O resultado é inspirador.

 

interna-5

 

A estilista sérvia Jil Sander se inspirou nas obras abstratas do artista tcheco Zdeněk Sýkora para criar a coleção Arte Povera.

 

interna-1

 

O guarda-roupas da pintora mexicana Frida Kahlo ganhou recentemente uma exposição só sua: “Las apariencias engañan: los vestidos de Frida Kahlo”.

 

interna-6

 

McQueen também foi ao mundo da arte buscar novas ideias. A estampa do look desfilado na Semana de Moda de Londres lembra a obra “Surface 137”, de Giuseppe Capogrossi.

 

interna-2

 

A Alta Moda virou pauta para exposição. “Paris Haute Couture“, ficou em cartaz no Hôtel de Ville, na capital francesa, e tinha em seu acervo peças de marcas como Lanvin, Jean Paul Gaultier, Christian Lacroix e Dior.

 

interna-4

 

A arte do parisiense Claude Monet inspiraram Galliano, da Maison Margiela. Na coleção Outono 2015 suas peças trouxeram a tradução dos traços do artista na moda.

 

interna-3

 

O museu Bowes, na Inglaterra, recebe até outubro a exposição “Yves Saint Laurent: Estilo é Eterno”. A retrospectiva conta com 50 dos looks mais icônicos do estilista francês.

 

VER TODOS OS POSTS

POSTS RELACIONADOS