O pesado impacto de uma leve fibra

A fibra mais usada do mundo é, também, uma das mais polêmicas. Peça central nas produções de moda, o algodão move economias a nível internacional, mas também levanta debates a respeito do seu impacto ambiental. Pensando nisso, cruzamos informações de gestão e sustentabilidade, reunindo curiosidades sobre o produto e seu papel no Brasil.

 

Interna4

 

— O Brasil é o quinto principal produtor de algodão no mundo. A safra desse ano prevê 1,4 milhão de toneladas produzidas. A exportação do material já gerou 180 milhões de dólares para o país entre janeiro e abril desse ano. Um dos principais países a comprar nossa matéria-prima é a China – não coincidentemente, uma das maiores economias a produzir artigos têxteis no mundo.

— O algodão responde por aproximadamente 80% das fibras utilizadas nas fiações brasileiras. Uma pesquisa do Instituto de Economia Agrícola mostra o encontro da produção de moda com a indústria do algodão. Um panorama das últimas décadas mostra que os artigos em algodão representam mais da metade do valor total das exportações de têxteis e confecções brasileiras.

 

Interna3

 

— De acordo com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), a cultura convencional do algodão consome em torno de 25% dos agrotóxicos fabricados no mundo. Há a possibilidade de uma alternativa sustentável? Em entrevista ao IBB, a pesquisadora Luciana Duarte conta a dificuldade de inserir o algodão orgânico na realidade têxtil brasileira: “Algodão orgânico colorido é duro, então ninguém usa. Temos diversidade, mas conseguir utilizar a matéria-prima é difícil por causa do acesso e tempo de produção.”

— Um dos diferenciais brasileiros é o algodão naturalmente colorido cultivado no Nordeste. Por dispensar o tingimento artificial, acaba se tornando uma iniciativa sustentável e uma novidade no mercado da moda. Em março desse ano, foi apresentado no 1.681 Luxo Sustentável, evento em Paris dedicado às melhores iniciativas voltadas ao consumo sustentável no mundo.

 

VER TODOS OS POSTS

POSTS RELACIONADOS