Vídeo reflete sobre o processo por trás de suas roupas

Já parou pra pensar em quem faz as suas roupas?

Em entrevista para o IBB, Milena e Bruna, do Closet Detox, refletiram sobre a cadeia de produção da moda. O assunto também foi discutido no nosso site por aqui.

Recentemente, um vídeo na internet anda levantando a questão – e mostrando na prática quantos processos estão envolvidos pra fazer o que você usa diariamente.

O canal How to Make Everything (“Como Fazer de Tudo”, em tradução livre) encarou o desafio de mostrar como fazer um traje masculino inteiro do zero. Da colheita do algodão à caça de um veado para o couro.

Foram necessários 10 meses e 4 mil dólares para chegar ao resultado final — que além de pequeno, é de gosto duvidoso. Para ver, clique aqui (cuidado: contém cenas fortes).

O designer Jotta Syballena, que topou assistir ao vídeo, teceu alguns comentários sobre: “Mesmo que atingindo poucas pessoas, ele começa a criar uma noção nos leigos. Atinge o consciente, o inconsciente e com certeza plantará uma semente no pensamento de quem tiver acesso”, conta o designer

 

interna1

 

Colher algodão para fazer um terno?

As pessoas não fazem nem ideia das etapas do processo. As novas gerações estão sendo educadas para pensarem nisso, vejo isso conversando com adolescentes atualmente. Eles já tem uma consciência do assunto. Nos grandes pólos as pessoas do entorno já tem uma visão melhor do assunto, pois elas vivem a rotina desses trabalhadores.

 

Interna2

 

A roupa ficou feia. E agora?
A mão de obra especializada, escassa nos dias de hoje, é responsável pela perfeição dos processos. Essa cultura do “fazer” em determinadas redes de fabricação são preservadas, ensinadas para as novas gerações. Manter a tradicionalidade e perfeição dos processos é tarefa difícil nos tempos atuais. Algumas redes estão se preparando para o futuro, outras não.

 

Interna 3

 

Quatro mil dólares pra esse resultado?


Repensar o valor dos produtos também é uma importante, que os consumidores não entendem. Eles não fazem ideia o que é uma planilha de custo, quanto custa cada item, cada processo, mão de obra (que é o mais caro), sem falar do lucro, que é relativo ao público alvo. Um publico mais elitizado (e inteligente), pensa nisso sim, mas na hora da necessidade, compra um casaco Hermés, forrado de pele, sem o menor pudor.

VER TODOS OS POSTS

POSTS RELACIONADOS