O tênis circular Anna é feito com malha de jeans reciclado e solado de impressão 3D

O tênis circular Anna é feito com malha de jeans reciclado e solado de impressão 3D 11Mar
Moda

Através da colaboração entre a empresa têxtil European Spinning Group (ESG) e os estúdios de design CREAX e Knitwear Lab, foi criado um tênis circular chamado Anna, cujo cabedal é feito de malha tricotada com fios de jeans reciclado e solado de impressão 3D. O Anna foi projetado para desmontagem.

A indústria têxtil e de moda é uma das indústrias mais poluidoras do mundo. Todos os anos, são produzidas inúmeras toneladas de peças jeans em todo o mundo, mas apenas uma pequena parte é reciclada e reutilizada. Para combater esse desperdício de matéria prima, a ESG desenvolveu fios feitos de jeans reciclados. Através do projeto 5 × 5 da Designregio Kortrijk, que combina 5 empresas para trabalhar em parceria com designers para criar um novo produto ou serviço, o ESG, CREAX e Knitwear Lab se uniram.

O objetivo da iniciativa era projetar um produto feito a partir do fio de calças jeans recicladas, e com isso criar um produto moderno e comercializável. A CREAX pesquisou mais de 50 aplicações do fio, incluindo roupas de bebê, roupas íntimas térmicas, lenços e meias, mas como eles queriam que seu primeiro produto fosse atraente, eles optaram por projetar um tênis estiloso.

Sapatos são notoriamente difíceis de desmontar, porque consistem em vários materiais que são frequentemente colados juntos. Portanto, sapatos são difíceis de reciclar. Com isso em mente, os designers criaram o Anna, que foi projetado para ser desmontado em seus diferentes componentes. O fio limita a quantidade de materiais virgens necessários para o produto final, reduzindo a pegada ecológica. A parte superior do tênis (cabedal) é feita em máquinas de tricô digital, combinando o fio denim reciclado com as fibras Lyocell da Lenzing feitas de celulose .

A sola do protótipo é feita de um poliuretano termoplástico (TPU 92A-1) usando impressão 3D. Este material tem uma densidade semelhante às solas comuns. Uma vez que os tênis estejam em produção, o objetivo é usar materiais tradicionais como látex ou EVA. Em vez de usar cola, o número limitado de peças, incluindo a sola, é costurado e pode ser separado facilmente. Um zíper na parte de trás do sapato ajuda a encaixar.

Segundo os projetistas, “o ANNA é um produto de baixo impacto: o uso de material reciclado e a eliminação do processo de tingimento resulta em uma enorme economia de água e CO2 em comparação com o uso de algodão virgem padrão; a seleção de uma cadeia de suprimentos circular local reduz a pegada de transporte global; e é feito de fibras naturais biodegradáveis, evitando a poluição dos resíduos plásticos”. E o mais importante: é super descolado não é?

 

Fonte: Stylo Urbano

Ligar

Diagnóstico