Por um caminho alternativo

Sapatos veganos? A Insecta Shoes é um dos exemplos de sustentabilidade inusitada. Aliando o consumo consciente ao design vintage, a marca gaúcha – que está prestes a lançar a primeira loja – traz em seus calçados a possibilidade de um caminho alternativo à moda.

Barbara Mattivy, uma das sócias da marca, conta como surgiu a ideia de produzir sapatos a partir de materiais sustentáveis – roupas de brechó. “Um dia a Pamela, minha sócia, foi visitar o meu brechó e escolher umas roupas. Lá tínhamos umas peças extra grandes com estampa de araras que estavam separadas pra conserto. A Pam viu o tecido e sugeriu que transformássemos tudo em sapato. Fizemos essa primeira collab e deu super certo.”

 

interna2

 

Pensar a partir de uma perspectiva sustentável veio naturalmente. “A Pam já trabalhava com excedentes da indústria nos seus calçados, e eu tinha a preocupação do pós-consumo com o brechó. Nós unimos essas duas experiências e aprimoramos esses conceitos”, conta Barbara.

Mesmo assim, o contexto da moda nem sempre traz um cenário positivo nesse aspecto. “Os fornecedores ainda não são tantos e os preços são um pouquinho elevados. Apesar disso, sentimos um crescimento bem bacana nessa área, cada dia descobrimos novos fornecedores ecológicos de tudo que trabalhamos, desde a matéria-prima até embalagens e soluções de envio dos produtos.”

A Insecta, que já completa 15 meses de presença online, inaugura a primeira loja física nesse fim de semana em Porto Alegre, na Lima e Silva, 1519. Barbara ressalta que pensar no meio ambiente também fez parte desse processo: “contaremos com um jardim iluminado naturalmente, móveis garimpados em brinques e também uma estação de coleta de chuva”, finaliza.

VER TODOS OS POSTS

POSTS RELACIONADOS