PrimaLoft Bio – O primeiro isolamento sintético 100% reciclado e biodegradável

A empresa norte-americana PrimaLoft, especializada em materiais avançados, acaba de apresentar o PrimaLoft Bio, que é a primeira tecnologia para isolamento de materiais têxteis produzidos a partir de fibras 100% recicladas e biodegradáveis. Após 4 anos de pesquisa, a empresa conseguiu essa inovação que não afeta em nada as características do isolamento e chegará ao mercado em 2020.

Como funciona
A empresa mostrou que as fibras PrimaLoft Bio foram completamente biodegradadas durante um período de 394 dias, no mar ou em aterros sanitários, muito menos do que as exigidas pelo poliéster nas mesmas condições. As fibras foram otimizadas para serem apetitosas para os micróbios que vivem nesses ambientes, fazendo com que a fibra retorne à natureza num ritmo muito mais rápido. Esse avanço têxtil permite que as marcas, varejistas e consumidores avancem para um nível mais alto de sustentabilidade.

A ideia nasceu em 2014, quando um de seus executivos da empresa perguntou numa reunião se eles não poderiam criar um material isolante que os clientes pudessem enterrado no jardim de suas casas. Imediatamente, a empresa começou a trabalhar nisso e dedicou um alguns de anos no desenvolvimento de uma nova tecnologia em conjunto com um laboratório independente.

Mais de 80% dos tecidos e confecções descartados em 2014 foram parar em aterros sanitários, onde foram responsáveis ​​por 8% de todo o seu conteúdo. Esta nova tecnologia de biodegradação ajudará as marcas de moda a reduzir sua pegada ambiental. O PrimaLoft Bio, que pode ser usado para produzir biogás, é um novo padrão em isolamento sintético.

Até o momento, a PrimaLoft recuperou quase 90 milhões de garrafas plásticas de aterros e as transformou em materiais isolantes de alta qualidade. Em 2020, 90% dos artigos de isolamento PrimaLoft conterão pelo menos 50% de materiais reciclados já utilizados.

 

Fonte: Stylo Urbano

VER TODOS OS POSTS

POSTS RELACIONADOS