Produção consciente: por onde começar?

Por trás de normas, selos e ferramentas tecnológicas, a sustentabilidade passa primordialmente por um trabalho de conscientização e convencimento. Reunindo a opinião de consultores do IBB, buscamos em três breves passos explicar por que um empreeendedor não deve deixar de pensar no meio em que vive, independentemente do tamanho do seu negócio.

 

interna

 

O que é uma empresa sustentável?

Atuando há mais de 30 anos no setor de calçados e componentes, Ademir Dreger conta: “Pode-se dizer que um empreendimento sustentável devolve ao meio ambiente todo ou parte dos recursos que processou. Também garante uma boa qualidade de vida às pessoas que nele atuam ou que vivam nas imediações ou na área do projeto.”

 

Qual o objetivo da sustentabilidade na produção?

“O objetivo principal é que um empreendimento sustentável busque, através de ações conscientes, uma redução ou anulação de impactos tanto à sociedade quanto ao ambiente”, conta Ademir. Além disso, “é importante ter em mente que adotar as práticas que transformem nossa presença em determinado lugar a mais sustentável possível é a única saída para determos a degradação ambiental que estamos experimentando nos últimos anos”.

 

Por onde começar?

Professor e mestre em engenharia de produção, Daniel Fonseca Luz dá uma dica prática: “Hoje se usa um conceito chamado de P+L que é a Produção Mais Limpa. Ela perpassa por aspectos como a aplicação contínua de uma estratégia econômica, ambiental e tecnológica integradas aos processos e produtos da empresa ou de sua cadeia produtiva, a fim de melhorar a eficácia no uso de matérias-primas, água e energia, através da não-geração, minimização ou reciclagem de resíduos gerados em seus processos produtivos.”

Para conhecer outros conceitos e ferramentas sustentáveis, leia nossas edições do glossário eco.
VER TODOS OS POSTS

POSTS RELACIONADOS