Programa Origem Sustentável é tema de encontro na Arezzo&Co

Programa Origem Sustentável é tema de encontro na Arezzo&Co 15Mar
Origem Sustentável

Nesta quarta-feira (13), a Arezzo&Co organizou o 1º Encontro de Sustentabilidade, ocasião em que reuniu os principais nomes da temática no setor calçadista para discutir a necessidade da indústria se adequar ao que já é uma realidade no Brasil e no mundo.

Entre outras ações, o evento, que aconteceu em Campo Bom/RS, trouxe um painel sobre Sustentabilidade nos Negócios, reunindo para um bate-papo, mediado pelo presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Heitor Klein, Silvana Dilly (Assintecal/IBB), Marco Aurélio Copetti (Sebrae), Valdir Soldi (IBTeC), Álvaro Flores (CICB) e Ramon Calro (Provoko). Na conversa, abordaram-se as principais certificações da cadeia coureiro-calçadista e a importância das empresas se adequarem a elas.

Representando o Programa Origem Sustentável, certificação desenvolvida pela Abicalçados em parceria com a Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couros, Calçados e Artefatos (Assintecal) e com o apoio do Instituto By Brasil (IBB), Silvana abordou a reavaliação dos critérios e princípios efetuada no ano passado visando a otimização dos processos de avaliação.

Criado em 2013, o programa possui foco em toda a cadeia produtiva de calçados e foi reformulado no ano passado com a participação de outras associações do setor, especialistas e empresas de calçados e componentes. “Hoje, sustentabilidade ainda é um diferencial, mas muito em breve será uma obrigação em todos os segmentos. As empresas terão que se adaptar”, avaliou Silvana, ao explicar que para entrar no programa há um número mínimo de indicadores que a empresa deve cumprir e que, à medida que se desenvolve, ela pode mudar de nível. São quatro níveis de certificação: Bronze, Prata, Ouro e Diamante.

 

Foto: Imprensa Abicalçados

Ligar

Diagnóstico