Programa Origem Sustentável será apresentado em congresso na Universidade de Cambridge

Programa Origem Sustentável será apresentado em congresso na Universidade de Cambridge  28Nov
Origem Sustentável

Pioneiro no mundo, o Programa Origem Sustentável foi selecionado pelo World Congress on Sustainable Technologies para ser apresentado como case de sucesso e exemplo de sustentabilidade na Universidade de Cambridge, no Reino Unido, onde ocorrerá o congresso. Lançado no mercado brasileiro em 2013 pelo Instituto by Brasil (IBB), Assintecal e Abicalçados, o programa certifica empresas brasileiras de todos os portes da cadeia produtiva calçadista que incorporam a sustentabilidade em seus processos produtivos.

Para o Vice Presidente de Sustentabilidade do IBB, Ismael Fischer, o convite para apresentação do programa em Cambridge demonstra o reconhecimento do projeto a nível internacional. “Representaremos toda a indústria calçadista brasileira em um congresso extremamente importante sobre sustentabilidade. Através dessa participação, conseguimos fortalecer a imagem da indústria em um segmento extremamente exportador, principalmente a parte de calçados e componentes”, explicou. “Apresentaremos o programa em um palco relevante a nível internacional, tratando de um tema extremamente pertinente e atual, já que a questão da sustentabilidade é a nova ‘qualidade’ do futuro”, complementou.

O processo para a certificação segue indicadores distribuídos em quatro pilares: econômico, ambiental, social e cultural. Ao todo são 52 indicadores que permitem que as empresas evoluam nos níveis do selo (bronze, prata, ouro e diamante), com processos auditados pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e SGS Certificadora Ltda. Atualmente, o programa conta com 142 empresas, sendo 16 de calçados e 112 fabricantes de insumos e componentes para calçados. Entre as participantes, estão importantes marcas do setor e tradicionais exportadores de calçados e componentes, como: Calçados Bibi Ltda., Cipatex Impregnadora de Papéis e Tecidos Ltda., A. Grings S.A. (marca Piccadilly), Ober S/A Indústria e Comércio, Pollibox Ind. de Adesivos Ltda e Killing S/A Tintas e Adesivos.

 

Ligar

Diagnóstico