Projeto Conexão Moda RS auxilia empresas no desenvolvimento de marca e produtos

Instituto by Brasil (IBB) é parceiro do Sebrae/RS em iniciativa que atende empresas do Vale do Sinos e do Vale do Paranhana

Uma iniciativa para estimular a indústria da moda em calçados e acessórios. Esse é o objetivo do projeto Conexão Moda RS, que busca melhorar a gestão e apoiar os pequenos negócios do Vale do Sinos e do Vale do Paranhana. A iniciativa, que é do Sebrae/RS, com parceria do Instituto by Brasil (IBB) para execução de consultorias de Design, iniciou em abril deste ano e segue até janeiro de 2020. O projeto atua junto ao empresariado das regiões através de cursos, oficinas, palestras e consultorias com foco em temas como branding, vendas e desenvolvimento de produtos. Na última semana, ocorreu o Workshop de Resultados do projeto das ações de 2018, oportunidade para as empresas participantes compartilharem suas experiências.

Para o Gestor de Projetos do Sebrae/RS, Maico Fabiano Fernandes, a iniciativa busca atender a vontade em comum das empresas em trabalhar com marca própria. “Investimos muito na questão da moda e da marca por acreditar que a margem para uma pequena empresa é maior quando ela trabalha dessa forma. Trabalhamos em quatro linhas com o objetivo de aumentar as vendas das empresas participantes: desenvolvimento de marca; desenvolvimento de produtos; apoio no acesso ao mercado, através da participação em feiras do setor; e apoio à digitalização das empresas”, destacou Fernandes.

O projeto atende mais de 50 empresas, entre fabricantes de calçados e bolsas, e os resultados já são notórios. “Os resultados se consolidam quando a gente vai para o mercado. Recentemente participamos da Zero Grau – Feira de Calçados e Acessórios e o nosso estande aumentou as vendas em 70% comparado ao ano passado. Esse é um resultado que é irrefutável. Para o próximo ano, vamos continuar trabalhando com essa questão de marca e produto, porém focando também na parte digital”, explicou o Gestor de Projetos do Sebrae/RS.

Entre as empresas atendidas pelo projeto está a KLB Calçados. “O projeto nos auxiliou a construir a nossa marca e esse foi um resultado percebido pelos próprios clientes, que conseguiram visualizar que agora temos uma identidade do produto com a marca”, pontuou e representante da empresa, Fernanda Hoffmann. Para Margareth Becker, empresária da Catri Bolsas, o projeto auxiliou a construir uma identidade mais dinâmica e atual para a marca. “Esse projeto fez com que eu desse mais valor e ênfase para a nossa marca, que inclusive ganhou uma nova identidade para comemorarmos os 50 anos. Tivemos maior visibilidade no mercado e um ótimo feedback dos clientes”, comemorou Margareth.

 

 

 

 

 

 


Sobre o IBB – o Instituto by Brasil é um instituto sem fins lucrativos que trabalha na construção de uma moda genuinamente brasileira através de pesquisas e projetos que ajudam as empresas a conquistar o seu lugar em um cenário cada vez mais competitivo. Em parceria com grandes e pequenas empresas, entidades e instituições de ensino, o instituto desenvolve novos processos, metodologias e produtos que buscam consolidar o país como um dos principais players no cenário global da moda.

 

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