Projeto do Instituto by Brasil auxilia empresas de minas gerais no desenvolvimento de produtos

Projeto do Instituto by Brasil auxilia empresas de minas gerais no desenvolvimento de produtos  10Set
IBB

O projeto de Design de Produtos do Instituto By Brasil (IBB) atende 13 micro e pequenas empresas das cidades de Uberaba e Patos de Minas, em Minas Gerais. A consultoria acompanha e orienta as empresas no desenvolvimento de cinco novos produtos, baseados na Pirâmide de Criação: produto conceitual, destinado a 10% do mercado e que deverá utilizar novos componentes, com aplicações inusitadas e utilizando elementos da lifestyle brasileira; produtos destinados a 30% do mercado e que utilizarão componentes existentes na indústria criativa local; e produtos destinados a 60% do mercado e que demonstrem um olhar local e possível sobre as principais trends mundiais do segmento.

O principal objetivo é aumentar o faturamento das empresas, o que se torna possível a partir de uma orientação ao empresário na aplicação dessa nova metodologia de desenvolvimento de produtos, valorizando o estilo brasileiro como forma de diferenciação para aumentar a competitividade do mix de produtos da empresa. Além disso, o projeto auxilia no desenvolvimento de cinco novos produtos que serão divididos em percentuais de aderência de mercado e voltados à inovação por meio do design, da originalidade e da sustentabilidade para o aumento do valor agregado. “Trata-se de uma coleção cápsula que pode ser desdobrada em mais produtos. Além disso, através das atividades, compartilhamos conhecimento para que as empresas tenham autonomia para desenvolverem suas próprias coleções posteriormente”, aponta o consultor do projeto, Rodrigo Cezário.

O consultor ainda destaca que a iniciativa é de extrema importância para atender uma necessidade das empresas da região. “Percebemos que muitas das micro e pequenas empresas do estado de Minas Gerais não têm conhecimento do processo de desenvolvimento de coleções. Existem metodologias para ajudar nisso e é importante a empresa ter esse planejamento para que os produtos atendam as reais necessidades do mercado”, destaca Cezário. Ele ainda explica que o projeto conta com o apoio de uma modelista, já que muitos têm dificuldade com a modelagem dos produtos. “Isso permite uma melhoria na qualidade dos produtos e caimento das roupas, com um design pensado estrategicamente para o mercado”, complementa.

Ligar

Diagnóstico