Origem sustentável

A sustentabilidade não é uma opção. Ela é fundamental em toda empresa responsável – e o consumidor sabe disso

O MUNDO E A SUSTENTABILIDADE

Grande parte dos países têm regulamentações estritas quanto à sustentabilidade dos produtos que produzem e que importam. Ser sustentável, portanto, é ter mais força frente ao mercado global.

As empresas exigem certificações para consolidar negócios, o consumidor final exige, cada vez mais, saber a procedência do que compra.

Sustentabilidade é a nova ordem mundial. O presente e o futuro.

O PROJETO

O Programa Origem Sustentável promove o alinhamento das indústrias de calçados e componentes nacionais com iniciativas globais de sustentabilidade, potencializando as exportações brasileiras e cuidando do meio ambiente.

Pensamos a moda como um ecossistema, que costura o presente e o futuro.

Por conta disso, o Origem Sustentável certifica empresas de moda conscientes em relação ao social, econômico, cultural e ao meio ambiente. E controla constantemente o cumprimento das iniciativas exigidas por cada selo.

COMO FUNCIONA

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    PILAR ECONÔMICO

    Ações no presente que afetam a perenidade do negócio ao longo do tempo.

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    PILAR AMBIENTAL

    Cuidado com o planeta, utilização de recursos renováveis, eco eficiência, gestão de resíduos e riscos.

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    PILAR SOCIAL

    Defesa dos direitos humanos e trabalhistas, emprego, distribuição de renda, envolvimento comunitário, equilíbrio social. Transparência e postura ética.

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    PILAR CULTURAL

    Utilização de técnicas artesanais e matérias primas locais. Preservação de tradições e história através da inserção de elementos da cultura local, regional ou nacional em produtos e serviços da empresa.

OS RESULTADOS

Desde a sua instituição, 97 empresas já aderiram ao Origem Sustentável.

Ao integrar o programa, as empresas ganham a confiança dos consumidores. Ampliam suas oportunidades de negócio, principalmente no cenário de exportações.

Além disso, desde o momento em que as primeiras ações exigidas são adotadas já é possível perceber uma redução de custos nas empresas, que passam a preocupar-se com racionamento de água e luz e reaproveitamento de materiais oriundos do processo produtivo.

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Nós trabalhamos na construção de uma moda genuinamente brasileira.

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Um produto de ótima qualidade é o ponto de partida. É preciso criatividade, inovação e estratégia para atender ao desejo do consumidor.