Semana de Arte Moderna: Interpretando a brasilidade

Na próxima semana, um dos eventos mais importantes para a identidade brasileira faz aniversário. A Semana de Arte Moderna, ou Semana de 22, trouxe o embrião do pensamento sobre a brasilidade. Buscando experimentações e reflexões sobre a cena intelectual da época, ela é ainda hoje uma das maiores referências que influencia a nossa cultura.

Prova disso está no rápido bate-papo que tivemos com o estilista Ronaldo Fraga. Em entrevista, o consultor nos conta que se inspira em alguns dos personagens da fatídica semana e ainda lembra de estilistas contemporâneos que souberam usar a sua arte para impulsionar a imagem do Brasil.

 

Existiu algum momento da moda brasileira que seja tão expoente quanto a Semana de Arte Moderna foi para a nossa cultura?

A moda teve momentos, mas nada foi como a Semana de Arte Moderna. O Brasil só começa a tentar entender o legado da semana com o movimento tropicalista e alguns artistas dos anos 60, eles que trouxeram alguma coisa que parte desse legado.

 

Caetano Veloso e Gilberto Gil, dois dos cantores-compositores mais relevantes da Tropicália

Caetano Veloso e Gilberto Gil, dois dos cantores-compositores mais relevantes da Tropicália

 

Que artistas você destacaria na Semana de 22 que influenciaram a sua obra?

Dois grandes pensadores: Mario e Oswald de Andrade. Eu digo que o meu mentor intelectual é Mário de Andrade. Essa história de abraçar o país, pensar o país, estabelecer diálogos de todas as caras, crenças, ritmos, formas, isso é uma coisa de Mário de Andrade. E antes da semana de arte moderna a gente não falava sobre isso.

 

Zuzu2

Zuzu Angel

 

 

Que estilistas brasileiros você acredita que ainda dialogam com os pensamentos trazidos na Semana?

Poucos estilistas souberam usar uma plataforma como o São Paulo Fashion Week para pensar dessa forma. Mas eles existem: Lino Villaventura, Alexandre Herchcovitch, Vera Arruda, Ney Galvão – que existe desde muito antes da SPFW. A própria Zuzu Angel, lá atrás. O trabalho dela é extremamente alinhado com a semana de arte moderna.

VER TODOS OS POSTS

POSTS RELACIONADOS