SmartSL 4.0: tecnologia revolucionária no modo de produzir calçado

O software de gestão SmartSL 4.0 – Smart Stiching Logistics, desenvolvido e implementado nas empresas do Grupo Kyaia (Paredes de Coura e Guimarães) está agora à disposição do setor e das empresas que pretendam acompanhar a industria 4.0. Esta tecnologia veio trazer à Kyaia aumentos de produtividade e diminuição dos tempos de resposta, permitindo a produção de modelos em 24 horas.

Além da Kyaia, empresas como Anjonel, Ramboia, Ladrical e Academia de Calçado em Felgueiras e São João da Madeira, entre outras, estão já a utilizar nas suas linhas de produção este software. Mas o Grupo Kyaia não pretende ficar por aqui, o objetivo é exportar também esta tecnologia revolucionária no modo de produzir calçado.

Para o presidente do Grupo Kyaia, Fortunato Frederico, o SmartSL 4.0 assegura a gestão “ágil e flexível” de linhas de preparação ou de linhas de costura, com menos intervenção humana e permite aumentos de produtividade que rondam os 15%.

“Foi um software desenvolvido em parceria com o INESC, a nosso pedido, e que otimiza todas as operações de costura e preparação, permitindo aumentar a capacidade produtiva em 10% a 15%, através de uma gestão mais eficiente dos funcionários e um maior nível de automação das operações”, explica.

A solução SmartSL 4.0 incorpora algoritmos avançados de balanceamento e sequenciamento da produção, assim como gamas em grafo e uma interface web e mobile, para uma gestão eficiente das linhas de produção de costura e pré-costura. Permite uma afetação dinâmica do trabalho aos postos e produzir um número ilimitado de modelos em simultâneo, de gamas operatórias distintas, com possibilidade de atribuir prioridades às ordens de fabrico, facilitando assim a produção de pequenas séries, com tempos de resposta mais curtos.

O sistema de gestão pode ser integrado com sistemas de informação existentes nas empresas e pode ser utilizado em diferentes tipos de implementação do transportador de costura: semiautomático, semiautomático com envio rápido, semiautomático com armazém dinâmico ou automático com armazém dinâmico aéreo.

Esta ferramenta de apoio à gestão e tomada de decisão, disponibiliza relatórios de produção em tempo real, com informação detalhada de todas as operações executadas e cálculo de indicador-chave de gestão para medição do nível de desempenho da linha produção, de forma a avaliar se os objetivos definidos estão ou não a ser alcançados.

 

Fonte: CTCP

VER TODOS OS POSTS

POSTS RELACIONADOS