Tendências de consumo 2016

O ano de 2016 promete ser de grandes mudanças! Um dos maiores indicadores destas mudanças são as tendências de consumo digital. O crescimento das compras via internet, a ampla rede de buscas e consequentemente a diminuição das compras por impulso. E como aproveitar esta oportunidade?

Chegou a hora de falar sobre relacionando digital! Os consumidores estão cada vez mais interessados em absorver experiências vividas por outras pessoas, então, o marketing de conteúdo continua sendo importante, mas o relacionamento nas redes sociais vem ganhando cada vez mais espaço. Quão melhor sua marca é avaliada online, mais chances ela tem de ser bem vista por pessoas que ainda buscam uma primeira experiência. Neste sentido, cabe destacar a importância de uma linguagem verdadeira em todos os canais e toda a comunicação. Outra oportunidade para impulsionar o conteúdo e as vendas são os vídeos: aposte neles. Pesquisas apontam que 27% dos brasileiros entre 16 a 19 anos passam cerca de 3 horas diárias no YouTube absorvendo conteúdo de vídeos.

01

A conectividade também estará ainda mais presente nas tendências de consumo de 2016. Usuários querem poder ter acesso ao conteúdo de sua empresa de qualquer plataforma, seja ela no computador ou no celular. Aplicativos, hotsites e e-commerces ganharão ainda espaço. O tempo que se leva para comprar também começa a ser levado em conta. O consumidor está tendendo a comprar menos, porém, quando ele decide por adquirir algo – normalmente uma compra online –, este comprador não quer passar por várias telas pesadas e registros infinitos. Praticidade no comércio online é um cuidado que deverá ser redobrado durante 2016.

02

Visando o problema de que as pessoas estão comprando menos, surge outra oportunidade para mover o mercado: itens colecionáveis. As compras antes geravam um status pela marca, estilo ou preço. Neste ano vemos um movimento diferente, deixando a dificuldade para encontrar um produto ainda mais valioso. Mexer com a atenção de grandes grupos de fãs é a garantia de ser notado. Uma grande marca que entendeu como essa tendência se moverá durante 2016 foi a Riachuelo, que, no último semestre lançou uma coleção especial baseada em Star Wars – que garantiu filas enormes fora das lojas para que os consumidores tivessem acesso aos produtos – e que agora programa um lançamento de Heróis da Marvel, contando com Super Homem, Batman e Mulher Maravilha.

03

O Instituto by Brasil apoia o desenvolvimento criativo empresarial e desenvolve consultorias de branding e design de produto. Para saber mais, entre em contato conosco.

VER TODOS OS POSTS

POSTS RELACIONADOS