Treinamento de equipes: dicas e erros básicos


“O treinamento é um processo constante”. Essa é a filosofia de Altemar Moraes, graduado em Logística Empresarial. O especialista garante que empreendedorismo não se faz sem dar atenção às pessoas. Em um bate-papo com o IBB, Altemar aponta alguns erros comuns e sugere dicas na hora de recrutar uma equipe: “O primeiro passo é ter um líder e não um chefe.”

 

Qual a importância do treinamento de equipe?

Em um mundo de competitividade, no qual as empresas buscam eficácia em seus processos e maior desempenho em resultados, o treinamento é um fator necessário para o sucesso das organizações.

Pessoas fazem parte de toda a cadeia de suprimentos e, para que os elos dessa estrutura se fortaleçam, a capacitação vem como instrumento de alta relevância neste processo.

 

Errar no início afeta o processo até o fim

 

O treinamento de uma equipe é algo pontual ou pode ser entendido como um processo contínuo?

Ele acontece como processo de integração do funcionário na empresa e também como capacitação, visando a ampliação do desempenho do colaborador em alguma atividade ou função. O que importa é a avaliação do desempenho individual ou da equipe com posteriores ajustes de necessidades. No fim, acaba sendo um processo constante.

 

Quais os erros mais comuns que empresas e indústrias cometem nesse aspecto?

Errar no início afeta o processo até o fim. Como exemplo podemos citar a falta de uma política voltada a gestão de pessoas e a ausência de profissionais capacitados para exercer essa atividade. Observa-se que nas micro e pequenas empresas esses são os maiores erros cometidos.

 

Que dicas mais relevantes podemos ressaltar para o empreendedor que quer montar uma equipe?

Uma das principais é a seguinte: a liderança é fundamental para formar e desenvolver a equipe, portanto, o primeiro passo é ter um líder e não um chefe.

Outra dica é conhecer todo o processo da empresa e identificar as competências necessárias para cada função. O maior desafio é buscar no mercado de trabalho a pessoa certa para a execução de determinada atividade, lembrando que todas as etapas deste processo são interligadas, portanto de igual importância. Metas são importantes para atingir resultados esperados, além de oxigenar a cabeça da equipe quando vinculadas à motivação e possíveis premiações.

VER TODOS OS POSTS

POSTS RELACIONADOS