Você sabe o que é “ISO”?

Estamos acostumados a frequentemente ver siglas como “ISO 9001” em produtos, propagandas e embalagens. Nem sempre, no entanto, sabemos seu significado exato. Em uma conversa com o IBB, o engenheiro Thiago Lanzarini Santana ajuda a esclarecer a relação dessas normas com o consumidor, o meio ambiente e com a produção têxtil: “O princípio da ISO 9001 é o foco no cliente”, resume o consultor.

 

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Em linhas gerais, o que significa essa sigla?

ISO significa “International Organization for Standardization”, algo como “Organização Internacional para Padronização”. ISO 9001 – cujo “nome completo” é ABNT NBR ISO 9001 – especifica um conjunto de requisitos para um sistema de gestão da qualidade, onde uma empresa precisa demonstrar sua capacidade para fornecer produtos que atendam requisitos do cliente e requisitos regulamentares, como as leis. Há ainda o objetivo de aumentar a satisfação do consumidor.  A ISO 9001 está em mais de um milhão de empresas e em mais de 170 países.

 

O que o consumidor precisa saber sobre esse conjunto de normas?

Os consumidores devem saber que, ao adquirir um produto com esse certificado, há um comprometimento do fornecedor com a sua satisfação. Na prática, isso serve para saber que a matéria prima do produto é especificada, que passou por uma avaliação da qualidade em sua chegada, que o processo de fabricação é padronizado, que há verificações no produto para garantir que o mesmo está em acordo com seus requisitos e normas, e que, em caso de reclamação de cliente, isto será devidamente tratado e resolvido.

 

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Há alguma relação da gestão de qualidade com a sustentabilidade?

Total relação. Apesar de existir uma norma específica para a Gestão Ambiental (ISO 14000), ambas as normas contribuem para uma gestão mais eficaz, eficiente e efetiva, combatendo sistematicamente as perdas e desperdícios. Se você reduz as perdas consome menos recurso, e isso contribui para a sustentabilidade.

 

Qual o impacto desse conjunto de normas e selos na produção têxtil?

Bom, na prática os clientes devem sentir a diferença. Até porque o primeiro principio da ISO 9001 é Foco no cliente. Os produtos devem manter um padrão e devem ser mais competitivos. Os empresários poderão gerenciar suas empresas com uma visibilidade e um controle muito superior. Obrigatoriamente realizarão analise crítica dos seus processos e como consequência podem ter aumento da competitividade, da rentabilidade e da satisfação de seus clientes.

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